segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Ponte Romana do Arquinho - Possacos









A Ponte Romana do Arquinho encontra-se localizada na freguesia de Possacos, concelho de Valpaços, situada num bonito vale do rio Calvo.
Esta ponte e sua via é uma construção que data provavelmente do século I da e.c (d.C), na altura de ocupação romana do território, e integraria a Via XVII do Império Romano, que ligaria "Bracara Augusta" (Braga) a "Asturica Augusta" (Astorga, Espanha).



No local foram encontrados marcos miliários atribuídos aos imperadores Maximino Trácio e Máximo, atestando a importância histórica e arqueológica do monumento.
A Ponte caracteriza-se pelo seu tabuleiro plano com 7,5 metros de largura, assente no seu único arco de volta perfeita.









Troço de calçada romana






Tabuleiro




Esta ponte sobre o rio Calvo encontra-se ainda relativamente bem conservada, da qual ainda subsistem da primitiva construção o arco, o tabuleiro e o arranque da margem esquerda. O arranque da margem direita apresenta sinais de ter sido reconstruído. 



O arco é de volta perfeita. O tabuleiro é plano, composto por um pavimento lajeado, com marcas de uso intenso e o aparelho original dos arranques é constituído por blocos de pedra almofadados. Numas guardas do tabuleiro notam-se alguns sinais gravados. Num caso são cruzes, de época medieval ou moderna, e noutra pedra nota-se um B gravado, talvez também medieval, e que segundo Rodríguez Colmenero terá sido gravado por cima de uma pequena inscrição anterior, esta já provavelmente romana.











A partir da ponte, ainda é visível um troço de calçada formada por lajes de grandes dimensões, com marcas de rodados e relativamente bem preservada. O troço da via dirige-se para a aldeia de Possacos, contornando um relevo com forte declive.













O arco perfeito






















Saindo de Valpaços, pela EN206, após passagem pela aldeia de Possacos, vira à direita onde existe uma placa com indicação à Ponte Romana do Arquinho, aqui, para quem deseja efectuar um percurso a pé por entre terras de cultivo e as enormes fragas que povoam a paisagem deslumbrante, vale a aventura, havendo um senão, há uma falta de informação ao longo do trajecto. É preferível continuar pela estrada EN206 e após um quilometro e meio, existe uma nova sinalização referente à Ponte do Arquinho, aqui, mais fácil o acesso e mas directo ao monumento.









Fotografias de C@rlos Baptista

(Setembro de 2019)