sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Mosteiro de Santa Clara-a-Velha - Coimbra








Há locais por si só fascinantes, 
atrevo-me a nomear o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha como um desses agradáveis exemplos. 




















Fundado no ano de 1283, por D. Mor Dias, o Mosteiro de Santa Clara de Coimbra foi entregue às freiras clarissas pouco depois. Dona Isabel de Aragão, a Rainha Santa Isabel, interessou-se pelo convento, entretanto extinto, e mandou construir novos edifícios em estilo gótico, de que se destacam o claustro e a igreja, sagrada em 1330.






































O Mosteiro cedo foi 
palco das inundações provocadas pelo rio Mondego e alvo de adaptações arquitectónicas  devido a esta circunstância. Finalmente em 1677 e as freiras mudaram-se para um novo edifício, construído num lugar mais elevado, passando o primitivo a ser chamado Santa Clara-a-Velha. Depois de um amplo projecto de valorização este Monumento Nacional e Sítio Arqueológico (Séculos XIV – XVII), passou a dispor de um Centro Interpretativo. 














Próximo do monumento existe um excelente centro interpretativo onde os visitantes  percorrem a exposição “Freiras e donas de Santa Clara": arqueologia da clausura, exposição ancorada nos testemunhos materiais da vivência quotidiana das clarissas.

Pode-se  observar centenas de objectos requintados dentre porcelanas e faianças, vidros e adornos pessoais, como simples fusos, agulhas e até dedais.





















Textos históricos de: turismodecoimbra.pt
roteiromuseus.ccdrc.pt




Fotografias de Rafael Baptista e de 
Manuela Videira

(Agosto de 2016)





terça-feira, 13 de setembro de 2016

Mosteiro de Alcobaça









A fundação da Abadia de Santa Maria de Alcobaça e respectiva Carta de Couto datam de 8 de Abril de 1153.Os domínios da Ordem de Cister ficam assim consagrados. Os do Reino de Portugal, com a conquista das cidades de Santarém e de Lisboa, em 1147, avançaram para sul em direcção à Linha do Tejo. Este facto, obrigava a um povoamento rápido e eficaz para que a expansão cristã continuasse para sul. A protecção dos Coutos foi entregue à milícia da Ordem do Templo, isentando-os, tanto quanto possível, das investidas militares dos mouros. O ponto fulcral e irradiador de toda esta dinâmica era a própria abadia. 




respectiva construção foi iniciada em 1178. Esta data está envolta em grande significado estratégico: quatro anos depois, São Bernardo foi canonizado. Será, decerto, uma das primeiras abadias da Ordem a ser construída já com esta intenção. A importância do Mosteiro de Alcobaça evoluiu num crescendo cultural, religioso e ideológico. A sua monumentalidade é tanto mais evidente quanto mais límpida e austera é a sua arquitectura. Trata-se, de resto, do primeiro ensaio de arquitectura gótica em Portugal: um modelo que ficou sem imediata continuidade e que não foi reproduzido a não ser muito mais tarde, funcionando como um pólo quase isolado, uma jóia branca na paisagem. 




Está inscrito na lista do Património Mundial da UNESCO, desde 1983.




(Direcção- Geral do Património Cultural)








































































Cozinha









































































Escrita na pedra...












































Fotografias de Manuela Videira, Rafael Baptista e 
C@rlos Baptista


(Junho de 2016)